A TECNOPLANO não é só a sua História, mas também as pessoas que diariamente se encarregam de materializar os projetos e desafios colocados pelos seus Clientes.

Conheça aqui o principal Corpo Técnico da TECNOPLANO:

Somos um grupo de técnicos multidisciplinares dinâmico, pró-ativo e ambicioso. Desempenhamos as nossas Prestações de Serviços com profissionalismo e elevado sentido de responsabilidade, procurando a acrescentar valor em tudo o que fazemos, e permanecendo otimistas e positivos perante os desafios que nos são colocados.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

bernardo_matos_pinho

Bernardo Matos de Pinho
Presidente do Conselho de Administração

Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão e Avaliação de Projetos pela Universidade Católica de Lisboa, Bernardo Matos de Pinho é o atual Presidente do Conselho de Administração da TECNOPLANO, desempenhando funções ao nível de gestão geral e estratégia do Grupo.
Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção de grande escala, acumula um vasto portfolio de Projetos em vários setores de mercado tais como Aeroportos, Empreendimentos Turísticos e Imobiliários (incluindo Design de Interiores), Hospitais e Instalações de Ensino e Investigação.
Conta também com um histórico de sucesso na implementação de unidades de negócio no Mercado Internacional em 3 Continentes – Europa, África e América do Sul.

pedro_matos_pinho.01

Pedro Matos de Pinho
Administrador Executivo

Engenheiro Civil pela University of Strathclyde no Reino Unido, com Mestrado em Ciências em “Structural Steel Design” pelo Imperial College no Reino Unido, Pedro Matos de Pinho é atualmente Administrador Executivo da TECNOPLANO, sendo responsável Global pelas áreas de negócio de Projetos e Consultadoria, Novas Áreas de Negócio e Comercial, bem como Liderança de diversas Empresas do Grupo.
Apresenta mais de 20 anos de experiência na Gestão e Liderança Técnica de complexos Projetos de Infraestruturas, onde desempenhou funções de Coordenação e Gestão de Projetos de referência em Portugal, Reino Unido, Malásia, Gana, Angola e Moçambique com valores acumulados acima de €36b.
Conta ainda com um extenso Currículo na liderança de processos de internacionalização e diversificação do negócio.

eugenio_motta.02

Eugénio Motta da Cruz
Administrador Executivo

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, com especialização no Ramo de Estruturas e pós-graduação em Direção de Obras, Eugénio Motta da Cruz é atualmente Administrador Executivo da TECNOPLANO, sendo igualmente responsável pela área de negócio de Supervisão e Fiscalização da Construção.
Com mais de 40 anos de experiência em Projetos de Construção de grande dimensão em Portugal, detém ainda o título de Especialista em Direção e Gestão da Construção outorgado pela Ordem dos Engenheiros.
Conta com um extenso portfolio de Obras no Currículo, que atravessa vários Sectores de Mercado, tais como Aeroportos, Hospitais, Cultura, Urbanismo, Escritórios, Hotéis, Universidades, Complexos Desportivos e Habitações em intervenções de construção de raíz, reabilitação, modernização e requalificação.

MERCADOS EXTERNOS

marcio-garrett

Márcio Garrett Martins
Administrador (Tecnoplano Brasil)

Licenciado em Engenharia Civil, com formação complementar em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Márcio Garrett é Administrador da TECNOPLANO BRASIL.
Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção nos mercados português, africano e brasileiro, acumula as funções de Gerência e Administração da participada sul-americana da TECNOPLANO.
Conta com um extenso portfolio de Obras no Currículo, que atravessa vários Sectores de Mercado, tais como Aeroportos, Cultura, Urbanismo, Escritórios, Hotéis, Complexos Desportivos e Habitações em intervenções de construção de raiz, reabilitação, modernização e requalificação.

carlos-couto

Carlos Couto
Diretor da Região Norte (Tecnoplano Portugal)
Administrador (Tecnoplano Angola e Moçambique)

Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, com frequência na Pós-Graduação “Gestão, Tecnologia e Física das Construções”, Carlos Couto é Diretor da Região Norte da TECNOPLANO, e também responsável pelos mercados de Angola e Moçambique.
Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção, e mais de 5 anos de experiência no mercado internacional, acumula as funções de Gerência e Administração das participadas africanas da TECNOPLANO, detendo ainda o título de Especialista em Direção e Gestão da Construção outorgado pela Ordem dos Engenheiros.
É também responsável pela atividade comercial no mercado africano, passando por ele toda a estratégia comercial, relacionamento com Clientes e desenvolvimento de negócio.

filipe-eiras

Filipe Eiras
Diretor Geral (Operplano Brasil)

Licenciado em Engenharia Civil e Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho, Filipe Eiras é o Diretor Geral da OPERPLANO no Brasil, empresa de Facility Management que opera no mercado brasileiro.
Com 14 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção, como empreiteiro e como dono de obra, e mais de 5 anos de experiência no mercado internacional (Médio Oriente e América do Sul), ocupa a função de Diretor Geral da participada sul-americana da TECNOPLANO, acumulando a gestão dos contratos mais significativos, relacionamento com Clientes e desenvolvimento de negócio. Conta ainda com formação complementar em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

antoni-alves-artins

António Alves Martins
Diretor Administrativo e Financeiro

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, e com um MBA pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), António Alves Martins é o CFO (Chief Financial Officer) da TECNOPLANO.
Tem mais de 20 anos de experiência, desenvolvidos em ambiente internacional e na estrutura de topo de Grupos Não-Financeiros, em particular na Europa e África Subsaariana, em diversos setores de atividade como Mineração, Imobiliário, Infraestruturas e Energia.
Dispõe de acreditação pela Ordem de Contabilistas Certificados, e salienta-se a experiência específica na implementação das Normas Internacionais de Contabilidade, de Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão, em Consolidação de Contas, e em operações de Aquisição, Fusão e Reestruturação de empresas.

ASSESSORIA JURÍDICA

tiago-matos-fernandes

Tiago Matos Fernandes
Presidente da Assembleia Geral da Tecnoplano

Licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Tiago Matos Fernandes é o Presidente da Assembleia Geral da TECNOPLANO e assessor jurídico permanente das empresas que integram o Grupo.
Com mais de 20 anos de experiência como advogado e consultor internacional, acumula um vasto currículo profissional em mais de 40 países, no âmbito de projetos financiados e/ou executados pelo Banco Mundial, pela União Europeia e pela OCDE.
Detém formação avançada sobre procedimentos contratuais e financeiros das ações externas da União Europeia (Comissão Europeia) e sobre avaliação de projetos (IPAD e IPDET/Universidade de Carleton).

COMERCIAL E MARKETING

bruno_oliveira_alternativa_2

Bruno Oliveira
Diretor Comercial e de Marketing

Mestre em Engenharia Civil (com especialização em Estruturas) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com um MBA do programa “The Lisbon MBA” (fusão entre as Universidades Católica e Nova SBE), Bruno Oliveira é Diretor Comercial da TECNOPLANO, desempenhando funções ao nível de gestão comercial e marketing do Grupo.
Com mais de 5 anos de experiência em atividade comercial, acumula funções de gestão da estratégia de relacionamento com os Clientes e desenvolvimento de negócio nos mercados alvo do Grupo.
Apresenta ainda mais de 10 anos de experiência em Consultadoria e Gestão de Projetos, em particular nos setores da Energia e Água, e em Gestão da Construção de Empreendimentos (Edifícios e Infraestruturas).

QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

alexandra-dernandes

Alexandra Fernandes
Diretora do Sistema de Qualidade, Ambiente e Segurança

Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Alexandra Fernandes é Diretora do Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança da TECNOPLANO, assegurando a permanente relevância, eficácia e adequação dos sistemas de gestão.
Com mais de 15 anos de experiência como Engenheira Civil em Projetos de Construção no setor público e privado, acumula também funções de gestão comercial e relacionamento com os Clientes.
Conta ainda com formação em auditorias internas, normas ISO de sistemas de gestão e aplicação da normalização Europeia.

GESTÃO, CONSULTADORIA E PROJETOS

susana_oliveira_alternativa

Susana Oliveira
Diretora Técnica (Construções e Infraestruturas)

Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa – especialização no ramo de Estruturas – Susana Oliveira é Diretora Técnica da TECNOPLANO na área de Projetos de Construção Civil.
Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento, coordenação e gestão global de contratos, acumula um extenso portfolio de Projetos de grande escala, em países como Portugal, Brasil, Angola e Gana, nomeadamente nos setores de Habitação, Hotelaria, Indústria e Infraestruturas de Energia, Água e Saneamento e Aeroportos.
Como formação complementar, tem uma Pós-Graduação em Gestão e Avaliação de Projetos pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica, estando ainda certificada como “Project Management Professional” (PMP) pelo Project Management Institute (PMI).

pedro-monteiro

Pedro Monteiro
Diretor Técnico (BIM Management)

Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Pedro Monteiro é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de BIM Management.
Com mais de 10 anos de experiência em coordenação e elaboração de projetos de arquitetura, acumula um extenso portfolio de Projetos em setores como a Habitação, Indústria, Comércio, Ensino e Saúde.
Possui ainda vasta formação complementar na área das metodologias e ferramentas BIM, que lhe garante as competências para o desenvolvimento e gestão de conteúdos e processos BIM referentes aos diferentes departamentos da TECNOPLANO.

rui-padilha

Rui Padilha
Diretor Técnico (Sistemas de Energia)

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com um Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Rui Padilha é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Estudos e Projetos de Sistemas de Energia.
Com mais de 15 anos de experiência em estudo, planeamento, desenvolvimento e coordenação global de Projetos de Infraestruturas Energéticas, acumula um extenso portfolio de Projetos de grande escala, com particular ênfase ao nível de Produção, Transporte e Distribuição de Energia em países como Portugal, Espanha, Brasil, Angola e Gana.
Conta ainda com extensa formação complementar em áreas como Telecomunicações, Energias Renováveis e Eficiência Energética, sendo Consultor qualificado nZEB.

maria-joao-meira

Maria João Meira
Diretora Técnica (Água e Ambiente)

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve, com um Mestrado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Maria João Meira é Diretora Técnica da TECNOPLANO na área de Estudos e Projetos Ambientais.
Com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Estudos e Projetos Ambientais, acumula um extenso portfolio de Projetos em países como Portugal e Angola nos setores de Energia e Água, e Estudos e Avaliações Ambientais em projetos de grande escala.
Com larga experiência no controlo e monitorização de projetos de construção, ao nível de Gestão Ambiental, conta ainda com formação específica em Sistemas de Adução e de Distribuição de Água, Tratamento de Águas Residuais Urbanas e Industriais e Avaliações de Impacte Ambiental.

SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO

joao-pedro-farraia

João Pedro Farraia
Diretor Técnico (Construção Civil)

Licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa, João Pedro Farraia é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Construção Civil, desempenhando funções de Coordenação e Gestão de Empreendimentos de Construção.
Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção através de funções de Coordenação de Supervisão e Gestão de Projetos, acumula um vasto portfolio de Projetos em vários setores de mercado tais como Aeroportos, Turismo (incluindo Design de Interiores), Imobiliária, Saúde e Ensino.

luis_faria_alternativa

Luis Faria
Diretor Técnico (Construção Civil)

Engenheiro Técnico pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Luis Faria é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Construção Civil, desempenhando funções de Coordenação e Gestão de Empreendimentos de Construção.
Com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção através de funções de Direção de Obra e Coordenação de Supervisão, acumula um vasto portfolio de Projetos em vários setores de mercado tais como Infraestruturas de Transporte, Indústria e Serviços, Água e Saneamento, Energia, Turismo, Imobiliária, Saúde, Desporto e Ensino.

joo_maltez_alternativa

João Maltez
Diretor Técnico (Construção Civil)

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, João Maltez é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Construção Civil, desempenhando funções de Coordenação e Gestão de Empreendimentos de Construção.
Com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção através de funções de Coordenação de Supervisão, acumula um portfolio de Projetos em vários setores de mercado tais como Hotelaria e Imobiliária, Indústria, Serviços, e Ensino.

henrique-pereira

Henrique Pereira
Diretor Técnico (Construção Civil)

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico de Bragança, Henrique Pereira é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Construção Civil, desempenhando funções de Coordenação e Gestão de Empreendimentos de Construção.
Com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção através de funções de Coordenação de Supervisão e Elaboração de Projetos, acumula um portfolio de Projetos em vários setores de mercado tais como Hotelaria e Imobiliária, Energia e Água, Indústria e Ensino.

pedro-amador

Pedro Amador
Diretor Técnico (Instalações Eletrotécnicas)

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Pedro Amador é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Instalações Eletrotécnicas, desempenhando funções de Gestão de Empreendimentos de Construção.
Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Infraestruturas através de funções de Coordenação e Supervisão, acumula um vasto portfolio de Projetos em vários setores de mercado tais como Cultura, Hotelaria e Imobiliária, Saúde, Indústria, Desporto e Ensino.

filipe_silva_alternativa

Filipe Silva
Diretor Técnico (Instalações Mecânicas)

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, e com frequência de Mestrado em Energia pela mesma Instituição, Filipe Silva é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Instalações Mecânicas, desempenhando funções de Gestão de Empreendimentos de Construção.
Com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Infraestruturas através de funções de Direção de Obra, Supervisão e Elaboração de Projeto, acumula um portfolio em vários setores de mercado tais como Cultura, Hotelaria e Imobiliária, Indústria e Ensino.

luciano-branco

Luciano Branco
Diretor Técnico (Segurança e Saúde)

Licenciado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Superior de Educação e Ciências em Lisboa, Luciano Branco é Diretor Técnico da TECNOPLANO na área de Segurança e Saúde, desempenhando funções de Coordenação de Segurança em Obra e Projeto.
Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de Projetos de Construção através de funções de Coordenação de Segurança, e extensa formação complementar em Segurança e Saúde no Trabalho, acumula um vasto portfolio de Projetos em vários setores de mercado tais como Infraestruturas de Transporte, Indústria e Serviços, Água e Energia, Cultura, Turismo, Imobiliária, Saúde, Desporto e Ensino.
Para além da licenciatura que lhe atribuiu a certificação CAP VI (Técnico Superior de SST), também tem formação complementar como Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho (CAP IV).

Cerca de 1100 projetos realizados em todo o mundo